O lúdico como recurso colaborativo no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais

Autores

  • Andreza dos Santos Silva Britto UNIFEBE
  • Barbara Franciele Coelho UNIFEBE
  • Eduarda Cristina Peirão UNIFEBE
  • Eliza Beatriz Schmitz UNIFEBE
  • Fabiani Cristini Cervi Colombi UNIFEBE
  • Larissa Pöpper Cassaniga UNIFEBE
  • Liliane Bia Celva UNIFEBE
  • Jaqueline Aparecida Pereira
  • Jéssica Monique Buss UNIFEBE
  • Patricia Aparecida Rosa Xavier UNIFEBE

Palavras-chave:

Anos Iniciais. Lúdico. Ensino Fundamental. Alfabetização. Letramento.

Resumo

Considerando a importância do processo ensino e aprendizagem dos educandos associado ao lúdico, para que estes possam atribuir significados aos conceitos e conteúdos abordados, o presente artigo aborda o tema que foi desenvolvido durante o ano de 2016 pelas bolsistas acadêmicas do Projeto Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola de Educação Básica Alberto Pretti durante o período matutino, tendo como foco os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo realizado nas turmas do 2º e 3º ano com alguns alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem. Este trabalho objetivou incentivar o aprimoramento da alfabetização e letramento, envolvendo atividades escritas, dinâmicas e brincadeiras por meio de diversos materiais, ampliando os conceitos a partir de atividades práticas e lúdicas.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com método bibliográfico e estudo de campo. Sendo assim, procuramos adaptar o conteúdo ao jogo, a fim de proporcionar um ensino diferenciado, ressaltando que o jogo deve ser idealizado, explorado e condicionado para um determinado objetivo. Ao longo do nosso percurso, compreendemos
alguns aspectos necessários no exercício da docência, dentre eles, possuir
o domínio do conteúdo, ampliar os conceitos e buscar subsídios teóricos por meio de pesquisas. Além disso, constatamos que os professores
devem ser os idealizadores do conhecimento, mediando, interagindo, dando condições que estabeleçam um vínculo entre o que as crianças já conhecem com os novos conteúdos apresentados. Por fim, acreditamos
ter alcançado os nossos objetivos na medida em que desenvolvemos
 e qualificamos os nossos saberes.

Biografia do Autor

Andreza dos Santos Silva Britto, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (UNIFEBE).

Barbara Franciele Coelho, UNIFEBE

Licenciada em Pedagogia (UNIFEBE).

Eduarda Cristina Peirão, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (UNIFEBE).

Eliza Beatriz Schmitz, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (UNIFEBE).

Fabiani Cristini Cervi Colombi, UNIFEBE

Mestre em Educação (UNIVALI).

Larissa Pöpper Cassaniga, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (UNIFEBE)

Liliane Bia Celva, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (UNIFEBE).

Jaqueline Aparecida Pereira

Licencianda em Pedagogia (UNIFEBE).

Jéssica Monique Buss, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (UNIFEBE).

Patricia Aparecida Rosa Xavier, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (UNIFEBE).

Referências

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos