Sobre a Revista

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em nossa instituição,  iniciou em 2013, completando, em 2016, três anos de atuação, parceria firmada com a CAPES, o que oportunizou  por meio de projetos educativos, uma aproximação ainda maior com as escolas de educação básica no município de Brusque e região.

Essa aproximação com as escolas, por meio do PIBID, ampliou as parcerias entre a Universidade e a Educação Básica, atuando nas unidades de ensino com atividades como: produção de materiais didáticos, aplicação de estratégias de ensino, produção de jogos, organização de bancos de dados (imagens e vídeos), viagens de campo, brinquedoteca, mediações no campo da leitura e escrita, organização de eventos culturais e esportivos, revitalização de espaços, oficinas nas escolas, entre tantos outros.

O PIBID oportunizou nos cursos de Licenciatura, de Pedagogia e de Educação Física, ampliar a qualificação docente, auxiliar na entrada e permanência do acadêmico nas licenciaturas, por meio do incentivo de bolsa de estudos. A qualificação dos futuros docentes é observada pelos projetos educativos desenvolvidos nas redes municipal e estadual, cujos resultados são publicados em forma de portfólios no site da UNIFEBE e por meio dos cadernos publicados em 2013, 2015 e 2016.

Sabe-se que a produção científica que resulta de experiências vividas no chão da sala de aula, e oportunizadas por meio do PIBID/UNIFEBE revela uma caminhada séria e de compromisso firmado com a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica. Observa-se por meio dos três cadernos pedagógicos publicados, que não há somente um aumento na produção cientifica, mas a qualificação desta escrita e a possibilidade de socializar os trabalhos não só localmente, mas ultrapassando os limites da sala de aula e da Universidade, indo para o mundo, quando estas passam a ser publicadas on-line, oportunizando assim o próprio processo de avaliação do programa.

Portanto, estes Cadernos Pedagógicos do PIBID/UNIFEBE apresentam, na forma de artigos e relatos, os resultados de alguns dos projetos dos cursos de Licenciatura de Pedagogia e Educação Física, que foram desenvolvidos nas escolas, sob a orientação do coordenador de área, do professor supervisor e o acadêmico/pibidiano atuando. Ao socializarmos os resultados alcançados pelo PIBID, neste caso do ano de 2016, enfatizamos a visibilidade à articulação da Universidade com a Educação Básica, reforçando o real valor do Programa, e que, ainda temos muitos desafios e ações a serem realizadas em prol da qualidade da educação básica em nosso país.

Profa. Me. Marcilene Pöpper Gomes – Coordenadora Institucional do PIBID/UNIFEBE