O lúdico como recurso colaborativo no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais
Mots-clés :
Anos Iniciais. Lúdico. Ensino Fundamental. Alfabetização. Letramento.Résumé
Considerando a importância do processo ensino e aprendizagem dos educandos associado ao lúdico, para que estes possam atribuir significados aos conceitos e conteúdos abordados, o presente artigo aborda o tema que foi desenvolvido durante o ano de 2016 pelas bolsistas acadêmicas do Projeto Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola de Educação Básica Alberto Pretti durante o período matutino, tendo como foco os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo realizado nas turmas do 2º e 3º ano com alguns alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem. Este trabalho objetivou incentivar o aprimoramento da alfabetização e letramento, envolvendo atividades escritas, dinâmicas e brincadeiras por meio de diversos materiais, ampliando os conceitos a partir de atividades práticas e lúdicas.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com método bibliográfico e estudo de campo. Sendo assim, procuramos adaptar o conteúdo ao jogo, a fim de proporcionar um ensino diferenciado, ressaltando que o jogo deve ser idealizado, explorado e condicionado para um determinado objetivo. Ao longo do nosso percurso, compreendemos
alguns aspectos necessários no exercício da docência, dentre eles, possuir
o domínio do conteúdo, ampliar os conceitos e buscar subsídios teóricos por meio de pesquisas. Além disso, constatamos que os professores
devem ser os idealizadores do conhecimento, mediando, interagindo, dando condições que estabeleçam um vínculo entre o que as crianças já conhecem com os novos conteúdos apresentados. Por fim, acreditamos
ter alcançado os nossos objetivos na medida em que desenvolvemos
e qualificamos os nossos saberes.
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