O lúdico como recurso colaborativo no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais
Palavras-chave:
Anos Iniciais. Lúdico. Ensino Fundamental. Alfabetização. Letramento.Resumo
Considerando a importância do processo ensino e aprendizagem dos educandos associado ao lúdico, para que estes possam atribuir significados aos conceitos e conteúdos abordados, o presente artigo aborda o tema que foi desenvolvido durante o ano de 2016 pelas bolsistas acadêmicas do Projeto Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola de Educação Básica Alberto Pretti durante o período matutino, tendo como foco os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo realizado nas turmas do 2º e 3º ano com alguns alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem. Este trabalho objetivou incentivar o aprimoramento da alfabetização e letramento, envolvendo atividades escritas, dinâmicas e brincadeiras por meio de diversos materiais, ampliando os conceitos a partir de atividades práticas e lúdicas.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com método bibliográfico e estudo de campo. Sendo assim, procuramos adaptar o conteúdo ao jogo, a fim de proporcionar um ensino diferenciado, ressaltando que o jogo deve ser idealizado, explorado e condicionado para um determinado objetivo. Ao longo do nosso percurso, compreendemos
alguns aspectos necessários no exercício da docência, dentre eles, possuir
o domínio do conteúdo, ampliar os conceitos e buscar subsídios teóricos por meio de pesquisas. Além disso, constatamos que os professores
devem ser os idealizadores do conhecimento, mediando, interagindo, dando condições que estabeleçam um vínculo entre o que as crianças já conhecem com os novos conteúdos apresentados. Por fim, acreditamos
ter alcançado os nossos objetivos na medida em que desenvolvemos
e qualificamos os nossos saberes.
Referências
A Importância Da Afetividade Na Aprendizagem Escolar: O Afeto Na Relação Professor aluno. Disponível em: https://psicologado.com/atuação/psicologia-escolar/a-importancia-da-afetividade-na-aprendizagem-escolar-o-afeto-na-relacao-aluno-professor Acessado em: 29/09/2016.
BAMBEGER, Richard. Como Incentivar O Hábito Da Leitura. São Paulo: Ática, 1995.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1995.
BRASLASVKY, Berta. Escola E Alfabetização: Uma Perspectiva Didática. São Paulo: UNESP, 1988.
CHAPELA, Luz María. O Correio: História De Umas Cartas. Petrópolis, RJ: Autores & Agentes & Associados, 1988.
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A Importância Da Musicalização Na Educação Infantil E No Ensino Fundamental: A Música Como Meio De Desenvolver A Integração Do Ser. Recreart, Santiago de Compostela, jun. 2005.
CURY, Augusto Jorge. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de Janeiro:Sextante, 2003.
DEBUS, Eliane. Festaria De Brincança. São Paulo: Paulus, 2006.
IZUMI, Carolina Miyuki; JUNIOR, Joaquim Martins. A Relevância Do Folclore Nas Escolas Municipais: Um Estudo Sobre A Dança Folclórica. Iniciação Científica CESUMAR: 2006, v. 08, n.02.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A criança no ciclo de alfabetização. Caderno 05/Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.
RIBAS, Marciele Stiegler; SOARES, Solange Toldo Formação De Professores Para Atuar Na Educação De Jovens E Adultos: Uma Reflexão Para O Desenvolvimento E Aperfeiçoamento Da Prática Docente. IX ANPED Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: 2012.
SANTOS, Os Gêneros Textuais Na Sala De Aula. Disponível em: < http://www.fals.com.br/ revela17/artigo4_revelaXI.pdf >. Acessado em: 26/06/2016.
TEIXEIRA, Sirlândia Reis de Oliveira. Jogos, Brinquedos, Brincadeiras e Brinquedoteca: Implicações No Processo De Aprendizagem E Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Wak, 2010.