PIBID/Educação Física UNIFEBE: conhecendo melhor as olimpíadas Rio 2016
Parole chiave:
Pibid. Educação Física. Olimpíadas. UNIFEBE. E.B.M. Padre Germano Brandt. E.E.F. Alberto PrettiAbstract
O presente trabalho desenvolvido nas Escolas E.B.M. Padre Germano Brandt e E.E.F. Alberto Pretti teve como objetivo divulgar a realização dos Jogos Olímpicos, RIO 2016, no Brasil e promover o gosto pela prática de esportes como forma de prevenção de doenças e manutenção física e mental dos alunos. Foi contextualizado os Jogos Olímpicos durante osmeses de abril, maio e junho, trabalhando o conteúdo em diversas atividades práticas e teóricas, por exemplo: Vivências de jogos adaptados de esporte desconhecidos durante as aulas de educação física; um concurso para escolher a bandeira dos jogos da escola, baseado na bandeira das olimpíadas; Jogos com turmas representando os continentes, entre outras. Os resultados alcançados com a execução do
projeto foram de oferecer aos alunos, novas experiências, de conhecer
melhor seu corpo e trabalhar valores éticos com seus colegas. Além
desses benefícios o esporte, auxilia na evolução das capacidades de
intelectuais e na formação integral do aluno. Concluímos que
aprender com os diversos conteúdos que temos na Educação Física e que eles podem ser bastante proveitosos para alunos e professores. Vale
destacar que, por meio do estudo das Olimpíadas podemos entender vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte proporciona isso.
Riferimenti bibliografici
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina (Londrina), Londrina/PR, v. 16, n. 2, p. 9-19, 1995.
BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental.PCN. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______.Ministério da Educação e do Desporto. Brasília, 1998.
COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Cartilha: Olimpismo: sua origem e seus ideais. s/d. Disponível em: <http://www.cob.org.br/movimento_olimpico/docs/cartilha_olimpismo.pdf>. Acesso em: 3 abr 2016.
LIZIERO LEONARDO. Jogos Olímpicos na Educação Física escolar: um relato de experiência com séries iniciais do ensino fundamental. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 178, Marzo de 2013. Disponível em <http://www.efdeportes.com/> Acesso em: 3
abr 2016.
PROJETO JOGOS OLÍMPICOS. Disponível em: <http://porvir.org/como-levar-os-valores-olimpicos-para-dentro-da-escola//>. Acesso em: 3 abr 2016.
TODT, N. S.; REPPOLD FILHO, A. R.; STOBAUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. A educação olímpica e a formação de professores. In. MESQUITA, R., RUBIO, K. REPPOLD FILHO, A. R., TODT, N. S. Ética e compromisso social nos Estudos Olímpicos. Porto Alegre, RD: EDIPUCRS, 2007. p. 147-166.