PIBID/Educação Física UNIFEBE: conhecendo melhor as olimpíadas Rio 2016

Auteurs-es

  • Olavo Larangeira Telles da Silva Unifebe
  • Marcilene Pöpper Gomes UNIFEBE
  • Alexandre Melzzi Witkowsky
  • Adriel Felipe Duarte
  • Amanda Dalbosco
  • Carolina da Silva
  • Gislaine Grepa
  • Jeferson de Souza
  • Jenifer Luana Dietrich
  • Larissa Bertulini
  • Naísa Carla Radtke
  • Mateus Gamba
  • Sandra da Silva Vieira
  • Valmir Junior Melo
  • Wagner Ricardo Batistoti

Mots-clés :

Pibid. Educação Física. Olimpíadas. UNIFEBE. E.B.M. Padre Germano Brandt. E.E.F. Alberto Pretti

Résumé

O presente trabalho desenvolvido nas Escolas E.B.M. Padre Germano Brandt e E.E.F. Alberto Pretti teve como objetivo divulgar a realização dos Jogos Olímpicos, RIO 2016, no Brasil e promover o gosto pela prática de esportes como forma de prevenção de doenças e manutenção física e mental dos alunos. Foi contextualizado os Jogos Olímpicos durante os
meses de abril, maio e junho, trabalhando o conteúdo em diversas atividades práticas e teóricas, por exemplo: Vivências de jogos adaptados de esporte desconhecidos durante as aulas de educação física; um concurso para escolher a bandeira dos jogos da escola, baseado na bandeira das olimpíadas; Jogos com turmas representando os continentes, entre outras. Os resultados alcançados com a execução do
projeto foram de oferecer aos alunos, novas experiências, de conhecer
melhor seu corpo e trabalhar valores éticos com seus colegas. Além
desses benefícios o esporte, auxilia na evolução das capacidades de
intelectuais e na formação integral do aluno. Concluímos que
aprender com os diversos conteúdos que temos na Educação Física e que eles podem ser bastante proveitosos para alunos e professores. Vale
destacar que, por meio do estudo das Olimpíadas podemos entender vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte proporciona isso.

Références

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BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental.PCN. Brasília: MEC/SEF, 1998.

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LIZIERO LEONARDO. Jogos Olímpicos na Educação Física escolar: um relato de experiência com séries iniciais do ensino fundamental. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 178, Marzo de 2013. Disponível em <http://www.efdeportes.com/> Acesso em: 3

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TODT, N. S.; REPPOLD FILHO, A. R.; STOBAUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. A educação olímpica e a formação de professores. In. MESQUITA, R., RUBIO, K. REPPOLD FILHO, A. R., TODT, N. S. Ética e compromisso social nos Estudos Olímpicos. Porto Alegre, RD: EDIPUCRS, 2007. p. 147-166.

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Publié-e

2016-12-19

Numéro

Rubrique

Artigos