A audição do idioma como elemento qualificador do processo de alfabetização

Autores

  • Alex Lennon de Souza UNIFEBE
  • Inajara Antunes UNIFEBE
  • Jéssica Angiolleti Hoffmann UNIFEBE
  • Larissa Feller Foppa UNIFEBE
  • Lilliane Bia Celva UNIFEBE
  • Fabiani Cristini Cervi Colombi UNIVALI

Palavras-chave:

udição do idioma. Alfabetização. Leitura. Escrita.

Resumo

O presente artigo busca apresentar práticas relacionadas à audição do idioma que foram desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. As práticas tiveram por objetivo qualificar a audição do idioma dos alunos do ciclo de alfabetização, competência esta
fundamental para formação de bons leitores e escritores, pois é ela que possibilita a aquisição da sonoridade do idioma, qualidade presente em todos os grandes escritores da língua portuguesa. Para a realização da
pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa, usando a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Com a realização do trabalho, pudemos observar que a prática de atividades voltadas ao desenvolvimento da audição do idioma, de forma qualificada, é essencial para o pleno domínio do idioma de que se faz uso. Contudo, é preciso enaltecer que se trata de um trabalho de longa duração que, nem sempre, apresenta resultados passíveis de observação ou de quantificação. Por fim, compreendemos a importância de desenvolver atividades que sejam voltadas à qualificação do idioma, conhecemos e criamos algumas práticas
para esse fim e analisamos sua contribuição para o processo de alfabetização dos alunos.

Biografia do Autor

Alex Lennon de Souza, UNIFEBE

Licenciado em Pedagogia (Unifebe).

Inajara Antunes, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (Unifebe).

Jéssica Angiolleti Hoffmann, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (Unifebe)

Larissa Feller Foppa, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (Unifebe).

Lilliane Bia Celva, UNIFEBE

Licencianda em Pedagogia (Unifebe).

Fabiani Cristini Cervi Colombi, UNIVALI

Mestre em Educação.

Referências

AMARAL, J. J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, 2007.

ARAÚJO E OLIVEIRA, João Batista. Alfabetização de crianças e adultos: novos parâmetros. Belho Horizonte: Alfa Educativa, 2004.

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Grupo de trabalho alfabetização infantil: os novos caminhos: Relatório Final. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2007. p. 180 (Série ação parlamentar; n. 246).

DRUMMOND, Elvira. Som e movimento: atividades para iniciação musical. Elvira Miranda, 1995.

FERREIRO, E.. A escrita… antes das letras. In: SINCLAIR, Hermine (Org.). A produção de notações na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez, 1990.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY. A Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Tradução de Maria de Fátima Albuquerque. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORAIS, Artur Gomes. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isso tem para a alfabetização?. In: ARTUR, Gomes de Morais; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz (Org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: UNESP, 1996.

MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.

PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2012.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um Guia Completo para Pais e Educadores. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos