A PERCEPÇÃO DO CLIENTE E FUTURO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE COM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOS MUNÍCIPIOS DE CASCAVEL E BLUMENAU
Palavras-chave:
Ensino. Valor percebido. Ciências contábeis. Influências socioeconômicas no ensino.Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar a influência de características comportamentais na percepção geral de qualidade do curso de ciências contábeis por alunos de Cascavel-PR e Blumenau-SC. Para o estudo da percepção dos acadêmicos utilizou-se a abordagem apresentada por Leblan e Nguyen (1999), adaptada a essa pesquisa. A amostra de pesquisa foi composta por um total de 227 estudantes, sendo 89 da IES de Santa Catarina, e 138 da IES do Paraná. Foi construída na forma de uma pesquisa quantitativa, aplicando-se técnicas da estatística descritiva e regressão linear múltipla. Na análise dos resultados percebeu-se que as melhores médias quando se refere ao valor percebido no curso de ciências contábeis foi da IES do Paraná, valor de reputação é a que teve a maior média, o que leva a acreditar que o nome da instituição e do curso como característica de reputação impactam na percepção dos acadêmicos. Um dos fatores com menor média foi o valor funcional preço/qualidade, isso significa que os estudantes não estão tão satisfeitos quando correlacionam o preço que pagam e o que recebem em troca. Nas duas universidades o valor que mais influencia a percepção foi o de característica funcional desejo de satisfação, pois aspirações e desejos após o término no curso é determinando no valor geral percebido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.