A PERCEPÇÃO DO CLIENTE E FUTURO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE COM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOS MUNÍCIPIOS DE CASCAVEL E BLUMENAU

Autores/as

  • Clóvis Fiirst Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Juliano Francisco Baldissera Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ivan Rafael Defevari Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Edgar Pamplona Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Vania Tanira Biavatti Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palabras clave:

Ensino. Valor percebido. Ciências contábeis. Influências socioeconômicas no ensino.

Resumen

Este estudo teve como objetivo verificar a influência de características comportamentais na percepção geral de qualidade do curso de ciências contábeis por alunos de Cascavel-PR e Blumenau-SC. Para o estudo da percepção dos acadêmicos utilizou-se a abordagem apresentada por Leblan e Nguyen (1999), adaptada a essa pesquisa. A amostra de pesquisa foi composta por um total de 227 estudantes, sendo 89 da IES de Santa Catarina, e 138 da IES do Paraná. Foi construída na forma de uma pesquisa quantitativa, aplicando-se técnicas da estatística descritiva e regressão linear múltipla. Na análise dos resultados percebeu-se que as melhores médias quando se refere ao valor percebido no curso de ciências contábeis foi da IES do Paraná, valor de reputação é a que teve a maior média, o que leva a acreditar que o nome da instituição e do curso como característica de reputação impactam na percepção dos acadêmicos. Um dos fatores com menor média foi o valor funcional preço/qualidade, isso significa que os estudantes não estão tão satisfeitos quando correlacionam o preço que pagam e o que recebem em troca. Nas duas universidades o valor que mais influencia a percepção foi o de característica funcional desejo de satisfação, pois aspirações e desejos após o término no curso é determinando no valor geral percebido.

Biografía del autor/a

Clóvis Fiirst, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Juliano Francisco Baldissera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Bolsista da CAPES no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Unioeste.

Ivan Rafael Defevari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015).

Edgar Pamplona, Universidade Regional de Blumenau (FURB)


Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012). Bolsista da CAPES no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da FURB.

Vania Tanira Biavatti, Universidade Regional de Blumenau (FURB)


Doutorado em Ciências Sociais-Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Mestrado Em Educação Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (1995) e graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pela Universidade Regional de Blumenau (1988).

Publicado

2018-06-12

Número

Sección

Artigos