O reingresso de jovens e adultos na escola: em busca de compreensão do processo
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos. Reingresso na escola. Ato pedagógico.Resumo
Neste artigo serão apresentados resultados parciais de uma pesquisa exploratória de mestrado realizada com jovens e adultos com restrita escolaridade e que reingressaram na escola. Com o objetivo de compreender as motivações, expectativas e necessidades desses jovens e adultos que retornam ao sistema de ensino, foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas e questionários com 103 indivíduos. Os dados da investigação revelam histórias de privações, de sonhos nunca esquecidos, de marcas de estigmatização e de abandono a que estão submetidos os indivíduos que não possuem escolaridade básica. Por isso a diversidade cultural, a diversidade lingüística e o lugar social do sujeito concorrem e se imbricam na formação do adulto-cidadão.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.