O reingresso de jovens e adultos na escola: em busca de compreensão do processo

Auteurs-es

  • Maristela Pereira

Mots-clés :

Educação de jovens e adultos. Reingresso na escola. Ato pedagógico.

Résumé

Neste artigo serão apresentados resultados parciais de uma pesquisa exploratória de mestrado realizada com jovens e adultos com restrita escolaridade e que reingressaram na escola. Com o objetivo de compreender as motivações, expectativas e necessidades desses jovens e adultos que retornam ao sistema de ensino, foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas e questionários com 103 indivíduos. Os dados da investigação revelam histórias de privações, de sonhos nunca esquecidos, de marcas de estigmatização e de abandono a que estão submetidos os indivíduos que não possuem escolaridade básica. Por isso a diversidade cultural, a diversidade lingüística e o lugar social do sujeito concorrem e se imbricam na formação do adulto-cidadão.

Biographie de l'auteur-e

Maristela Pereira

Professora da Fundação Educacional de Brusque – FEBE e da Universidade Regional de Blumenau – FURB, Mestre em Educação – FURB.

Publié-e

2016-12-29

Numéro

Rubrique

Artigos