PLANEJAMENTO DE MARKETING: ESTUDO DE CASO EM CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Vanessa Hermann Fornazari Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Jackson Cittadin Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Luiz Alberto Cordioli Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Sonia Francisca Monken Unimep/Ininove

Palavras-chave:

Marketing de serviços. Planejamento de marketing. Plano de marketing. Modelo de planejamento de marketing. Clínica de fisioterapia

Resumo

Na pequena empresa de serviços, a gestão de marketing requer um modelo de planejamento diferenciado. Assim, este artigo analisou a aplicabilidade do modelo de planejamento de marketing proposto pelo Sebrae (2005) em uma pequena empresa de serviços de fisioterapia da cidade de São José em Santa Catarina,Brasil. O estudo envolveu a aplicação de pesquisa exploratória, qualitativa, na forma de estudo de caso único, com a coleta de dados por intermédio de entrevistas em profundidade, observação não estruturada e análise de documentos. Os resultados indicam que o modelo de planejamento de marketing do Sebrae (2005) é aplicável no setor de serviços, no ramo de clínicas de fisioterapia, mas algumas melhorias são recomendáveis.

Biografia do Autor

Jackson Cittadin, Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestrando em Administração de empresas

Downloads

Publicado

2016-05-06

Edição

Seção

Artigos