Proposta-teórico metodológica para o desenvolvimento da criatividade nos seminários de pesquisa

Autori

  • Darirlei Garcia Buemo

Parole chiave:

Criatividade. Seminário de Pesquisa. Ensino Superior.

Abstract

Destaca-se a necessidade de centrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão nos estudantes, com o intuito de promover a curiosidade e autonomia intelectual preparando cidadãos capazes de refletir e agir no processo de ensino-aprendizagem, bem como encontrarem no contexto histórico-cultural soluções criativas. Elaborou-se uma “Proposta teórico-metodológica para o desenvolvimento da criatividade nos seminários de pesquisa”. Esta metodologia possibilita, através dos conteúdos que fazem parte do currículo da formação dos futuros profissionais da educação, o surgimento da ação criativa. Propõe-se que o educador, antes de iniciar cada tema, deixe claro os objetivos e motive os estudantes a ler a bibliografia para participar efetivamente do processo educativo. Também sugere-se que nos “seminários de pesquisa”, estratégia amplamente utilizada pelos educadores, que todos os estudantes possam preparar-se para tal, e não como a priori acontece, somente aqueles que irão apresentar a proposta de estudo ao grande grupo dominam o conteúdo, deixando claro que a aula consiste num encontro científico.

Biografia autore

Darirlei Garcia Buemo

Professor de Educação Física UFSM, Especialista em Psicologia FAFIG-UNICAMP e Mestre em Educação UNESC-IPLAC. Docente da FURB.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-12-29

Fascicolo

Sezione

Artigos