QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO COM TRABALHADORES TERCEIRIZADOS EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Mots-clés :
Terceirizados. Qualidade de vida. Construção civil.Résumé
O presente estudo tem como objetivo analisar a satisfação dos trabalhadores terceirizados quanto aos principais fatores que interferem em sua qualidade de vida no trabalho. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário, com perguntas abertas e direcionadas à qualidade de vida do terceirizado. As entrevistas ocorreram com autorização da empresa e foram realizadas no canteiro de obras durante o expediente. Foram entrevistados 12 trabalhadores terceirizados e cinco engenheiros gestores dos canteiros de obras em uma empresa de construção civil, na cidade de Cocal do Sul (SC). Por meio da análise qualitativa dos conteúdos das entrevistas, foi possível verificar que os terceirizados possuem qualidade de vida inferior aos colaboradores contratados da empresa. Apesar desta evidência, os terceirizados sentem-se satisfeitos e realizados por suas atividades, especialmente pelo que consideram receber boa remuneração e flexibilidade de trabalho.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.