CONDIÇÕES FÍSICAS E ESTRUTURAIS DA ÁREA DE PREPARO E DISTRIBUÍÇÃO DE REFEIÇÕES EM RESTAURANTE POR PESO DO CENTRO DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ-SC
Mots-clés :
Boas práticas de fabricação. Segurança alimentar. Inspeção higiênico-sanitária. Estrutura.Résumé
As Unidades Produtoras de Refeições (UPRs) são organizações destinadas ao preparo e fornecimento de refeições de qualidade. No contexto de Segurança Alimentar, as UPRs carecem de proporcionar condições estruturais e higiênico-sanitárias adequadas em todas as etapas da cadeia de produção. Os alimentos podem ser contaminados em qualquer etapa da produção. Existem muitos restaurantes em situações precárias de limpeza, organização e até mesmo com pouco conhecimento a respeito da correta manipulação dos alimentos. Desta maneira, objetivou-se avaliar as condições físicas e estruturais da área de preparo e distribuição de refeições de restaurantes por peso do Município de Chapecó-SC, no período de março e abril de 2016. Os restaurantes foram avaliados através de uma inspeção com auxílio da Lista de Verificação das Boas Práticas para Serviços de Alimentação e, a partir disso, obteve-se o monitoramento de parâmetros para verificação da temperatura de preparações. Para a coleta e registro de temperaturas foram selecionadas 3 preparações quentes e 3 preparações frias, registradas em planilha. Os resultados obtidos através da lista de verificação revelaram que, dos restaurantes avaliados, 60% encontravam-se na classificação do Grupo II – Satisfatório, e com média de 64,248% dos restaurantes apresentando-se adequados. Já nos parâmetros de temperatura, mostraram que a maioria dos restaurantes se encontram inadequados, pois não controlam a temperatura e tempo de exposição do alimento. Conclui-se que a inadequação dos estabelecimentos é decorrente, principalmente, das más condições da estrutura física, falta de higiene, carência de colaboradores capacitados e organização, principalmente, na área de manipulação dos alimentos.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.