FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Mots-clés :
Formação contínua de professores. Educação Especial. Prática pedagógica.Résumé
O artigo apresenta a análise de um curso sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva. Tem como objetivo identificar suas limitações e contribuições para a formação contínua dos professores da rede de ensino de um município do litoral norte de Santa Catarina. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem qualitativa, utilizando como metodologia os princípios da avaliação de programas proposta por Saul (1994). Os dados foram coletados por meio de observação participante e questionários. Identifica-se a importância de considerar os conhecimentos já construídos pelos professores acerca do processo de inclusão, devido à necessidade de articulação entre teoria e prática. As propostas apresentadas no curso demonstraram que as metodologias de ensino disponíveis ainda não atendem às expectativas dos professores. A formação para a educação inclusiva precisa estar vinculada ao projeto pedagógico e às dificuldades vivenciadas para que a aprendizagem dos alunos com deficiência possa ser efetivada pelos professores das classes regulares.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.