FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Keywords:
Formação contínua de professores. Educação Especial. Prática pedagógica.Abstract
O artigo apresenta a análise de um curso sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva. Tem como objetivo identificar suas limitações e contribuições para a formação contínua dos professores da rede de ensino de um município do litoral norte de Santa Catarina. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem qualitativa, utilizando como metodologia os princípios da avaliação de programas proposta por Saul (1994). Os dados foram coletados por meio de observação participante e questionários. Identifica-se a importância de considerar os conhecimentos já construídos pelos professores acerca do processo de inclusão, devido à necessidade de articulação entre teoria e prática. As propostas apresentadas no curso demonstraram que as metodologias de ensino disponíveis ainda não atendem às expectativas dos professores. A formação para a educação inclusiva precisa estar vinculada ao projeto pedagógico e às dificuldades vivenciadas para que a aprendizagem dos alunos com deficiência possa ser efetivada pelos professores das classes regulares.Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.