Conceitos, processos e identidades no currículo escolar
Keywords:
Currículo. Cultura e identidade.Abstract
Aborda-se inicialmente neste texto, os principais conceitos acerca do currículo presentes na literatura, sua trajetória histórica pontuando os principais autores que fundamentam esta área. O currículo educacional representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social expresso pelo trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Neste sentido, busca-se refletir sobre as questões de seleção e organização de conteúdos, pensando a ação do profissional da educação. Para isso discute-se o conceito de identidade procurando compreender o currículo como documento de identidade no espaço escolar, sendo esta e o conhecimento dimensões centrais na discussão curricular, que marcam as relações entre conhecimento, cultura e poder na educação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.