APRENDIZAGEM DE ESTRATEGISTAS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR METALMECÂNICO

Autores

  • Renata Cherém Fundação Getulio Vargas de São Paulo
  • Eduardo Lucena Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Aprendizagem de estrategistas. Aprendizagem nas organizações. Aprendizagem pela experiência.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como os estrategistas aprendem sobre os procedimentos de rastreabilidade e produtos não conformes da organização estudada. Foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo na Metalpil, empresa do setor metalmecânico situada na região metropolitana do Recife (PE). A coleta de dados foi realizada, principalmente, por meio de doze entrevistas. A análise dos dados ocorreu por meio da construção de categorias que responderam à pergunta de pesquisa. Concluiu-se que os estrategistas aprendem pela vivência de situações na prática, pela interação com profissionais mais experientes e pela reflexão. Este estudo contribui para os debates da área de aprendizagem organizacional e da perspectiva de estratégia como prática para apresentar resultados empíricos da aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho.

Biografia do Autor

Renata Cherém, Fundação Getulio Vargas de São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Administração na Fundação Getulio Vargas. Docente no Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos da Administração na Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Eduardo Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

Artigos