FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Adriana de Freitas UNIVALI

Palavras-chave:

Formação contínua de professores. Educação Especial. Prática pedagógica.

Resumo

O artigo apresenta a análise de um curso sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva. Tem como objetivo identificar suas limitações e contribuições para a formação contínua dos professores da rede de ensino de um município do litoral norte de Santa Catarina. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem qualitativa, utilizando como metodologia os princípios da avaliação de programas proposta por Saul (1994). Os dados foram coletados por meio de observação participante e questionários. Identifica-se a importância de considerar os conhecimentos já construídos pelos professores acerca do processo de inclusão, devido à necessidade de articulação entre teoria e prática. As propostas apresentadas no curso demonstraram que as metodologias de ensino disponíveis ainda não atendem às expectativas dos professores. A formação para a educação inclusiva precisa estar vinculada ao projeto pedagógico e às dificuldades vivenciadas para que a aprendizagem dos alunos com deficiência possa ser efetivada pelos professores das classes regulares.

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Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos