A importância do PIBID para a iniciação a docência na UNIFEBE e as contribuições para a educação básica de Brusque e região

Autores

  • Marcilene Pöpper Gomes UNIFEBE
  • Beatriz Aparecida Amorim UNIFEBE

Palavras-chave:

PIBID. Docência. Formação Inicial. Universidade/Educação Básica.

Resumo

É de extrema importância a inserção do licenciando no contexto escolar desde o início de sua formação, aproximando as teorias adquiridas na universidade com a vivência da realidade do ensino na rede pública. Para que essa vivência se concretize, uma série de pessoas estão empenhadas no programa, desde coordenador de área da Universidade até o professor
da sala de aula da escola. Dessa forma, o presente trabalho almeja retratar qual relevância o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possui com relação à formação inicial dos acadêmicos envolvidos com o mesmo e qual a contribuição para as escolas envolvidas.
O programa em efetivação retém como objetivo propiciar experiências didático-pedagógicas aos acadêmicos que desenvolvem e aplicam as atividades ao longo do semestre letivo, assim, são utilizadas aulas com apresentações dinâmicas teóricas e práticas, possuindo o auxílio dos
coordenadores de área, professores supervisores e gestores da escola beneficiada possibilitando a toda equipe envolvida vivenciar novas experiências e perspectivas do cotidiano escolar. O programa proporciona levantar questões importantes e urgentes quanto à atual situação do sistema educacional, que oportuniza o amadurecimento profissional,
contribuindo para a formação crítica do graduando, motivações e resolução de desafios no ambiente escolar, sobretudo, as melhorias no IDEB, cuja nota retrata a qualidade da aprendizagem dos alunos. Sendo assim,
para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se um questionário com cinco perguntas diretas referentes à importância do PIBID, em que os participantes foram licenciandos, coordenadores de área, supervisores, professores e gestores da instituição beneficiada, possuindo como objetivo transparecer determinada devolutiva da eficácia e relevância do programa.

Biografia do Autor

Marcilene Pöpper Gomes, UNIFEBE

Mestre em Educação – Professora do Curso de Pedagogia da UNIFEBE – Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UNIFEBE

Beatriz Aparecida Amorim, UNIFEBE

Acadêmica da 4ª fase do Curso de Pedagogia da UNIFEBE e Bolsista do PIBID

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos