PIBID/Educação Física UNIFEBE: resgate das brincadeiras e jogos de rua
Palabras clave:
Pibid. Educação Física. Brincadeiras. UNIFEBE. E.B.M. Padre Germano Brandt. E.E.F. Alberto PrettiResumen
Este artigo é resultado de um projeto desenvolvido em duas escolas: E.B.M. Padre Germano Brandt e E.E.F. Alberto Pretti que teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pelas brincadeiras e jogos de rua. Tendo em vista a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança, propusemos a valorização e o resgate das brincadeiras tradicionais no contexto escolar. Para tanto, a partir da contextualização histórica e cultural do brincar, iniciamos nossos trabalhos com uma entrevista com alunos e pais, em seguida com os alunos em sala de aula contextualizamos, promovemos oficinas de confecção de brinquedose realizamos brincadeiras práticas. Posteriormente, principalmente por meio das aulas temáticas, buscamos proporcionar reflexões e ressignificações a respeito da importância do brincar, priorizando o
resgate das brincadeiras tradicionais. Visamos, dessa forma, valorizar as atividades lúdicas e as brincadeiras tradicionais em suas práticas cotidianas no contexto escolar.
Citas
BORBA, Ângela M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC/ SEB Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade/ organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Rangel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) Pibid Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: . Acesso: 29/07/2016.
KISHIMOTO, T. M. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 12. ed., 1993.
OLIVEIRA, Vera B. (org.). O Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.