PIBID/Educação Física UNIFEBE: resgate das brincadeiras e jogos de rua

Autores/as

  • Marcilene Pöpper Gomes UNIFEBE
  • Alexandre Melzzi Witkowsky
  • Arthur José Fruet
  • Carolaine Tormena
  • Durval Alves Prado Cunha
  • Fernando Assis Beuting Martins Pessoa
  • Jenifer Luana Dietrich
  • Larissa Bertulini
  • Naísa Carla Radtke
  • Sandra da Silva Vieira
  • Wagner Ricardo Batistoti

Palabras clave:

Pibid. Educação Física. Brincadeiras. UNIFEBE. E.B.M. Padre Germano Brandt. E.E.F. Alberto Pretti

Resumen

Este artigo é resultado de um projeto desenvolvido em duas escolas: E.B.M. Padre Germano Brandt e E.E.F. Alberto Pretti que teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pelas brincadeiras e jogos de rua. Tendo em vista a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança, propusemos a valorização e o resgate das brincadeiras tradicionais no contexto escolar. Para tanto, a partir da contextualização histórica e cultural do brincar, iniciamos nossos trabalhos com uma entrevista com alunos e pais, em seguida com os alunos em sala de aula contextualizamos, promovemos oficinas de confecção de brinquedos
e realizamos brincadeiras práticas. Posteriormente, principalmente por meio das aulas temáticas, buscamos proporcionar reflexões e ressignificações a respeito da importância do brincar, priorizando o
resgate das brincadeiras tradicionais. Visamos, dessa forma, valorizar as atividades lúdicas e as brincadeiras tradicionais em suas práticas cotidianas no contexto escolar.

Biografía del autor/a

Alexandre Melzzi Witkowsky

Supervisor de área do Pibid.

Carolaine Tormena

Bolsista de Educação Física do Pibi.

Citas

BORBA, Ângela M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC/ SEB Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade/ organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Rangel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) Pibid Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: . Acesso: 29/07/2016.

KISHIMOTO, T. M. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 12. ed., 1993.

OLIVEIRA, Vera B. (org.). O Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

Publicado

2016-12-19

Número

Sección

Artigos