Ciclo PDCA: estudo de caso em facção de costura
Resumo
A qualidade percebida em um produto de vestuário é um fator determinante para a realização de uma compra, pois está diretamente relacionada ao
valor que o cliente percebe no produto e está disposto a pagar por ele. Tratando de vestuário, pode-se afirmar que todas as etapas de sua cadeia produtiva contribuem para a qualidade do produto. Mediante as questões relacionadas à qualidade dos produtos de vestuários, o presente estudo tem como objetivo investigar a qualidade final no processo produtivo em uma facção de costura, visando à padronização da
qualidade, melhorando os processos e, consequentemente, a produtividade nessa empresa. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se a abordagem por meio de estudo de caso, aplicando a ferramenta PDCA no processo produtivo da empresa X. Desse modo, com base nos defeitos identificados com grande incidência e de forma recorrente, esquematizou-se um plano de ação com a finalidade de eliminar ou diminuir a sua incidência. Por meio dessa aplicação se obteve resultados satisfatórios na coleta dos dados e, consequentemente, a identificação dos principais pontos causadores de defeitos no processo. Investigando os principais defeitos, torna-se possível identificar os fatores causadores e o impacto que causam no processo produtivo.
Palavras-chave: controle de qualidade; facção de costura; PDCA.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.