Transmídia em Reality Show culinário: um estudo de estratégias no Masterchef Amadores 2023
Resumo
A evolução da internet possibilitou a ampliação de narrativas e interação com os consumidores, principalmente tratando-se dos reality shows. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias de transmídia utilizadas no programa Masterchef Amadores 2023. Como metodologia, foi utilizado o estudo de caso, levando em consideração como os conteúdos são transpostos de uma mídia para outra, as variáveis de engajamento nas redes sociais como curtidas, compartilhamentos e comentários, os formatos de publicação e a linguagem adotada nos perfis de cada mídia do MasterChef Brasil. A análise ocorreu entre os dias 1º e 17 de maio de 2023. Teve-se como resultado do estudo de caso a percepção do uso da transmídia de maneira parcial, sendo a estratégia de interação a mais utilizada pelos perfis do MasterChef Brasil, com foco no formato de vídeos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.