Transmídia em Reality Show culinário: um estudo de estratégias no Masterchef Amadores 2023
Abstract
A evolução da internet possibilitou a ampliação de narrativas e interação com os consumidores, principalmente tratando-se dos reality shows. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias de transmídia utilizadas no programa Masterchef Amadores 2023. Como metodologia, foi utilizado o estudo de caso, levando em consideração como os conteúdos são transpostos de uma mídia para outra, as variáveis de engajamento nas redes sociais como curtidas, compartilhamentos e comentários, os formatos de publicação e a linguagem adotada nos perfis de cada mídia do MasterChef Brasil. A análise ocorreu entre os dias 1º e 17 de maio de 2023. Teve-se como resultado do estudo de caso a percepção do uso da transmídia de maneira parcial, sendo a estratégia de interação a mais utilizada pelos perfis do MasterChef Brasil, com foco no formato de vídeos.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.