ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO
Palavras-chave:
Gestão de pessoas. Capital humano. Qualidade de vida.Resumo
As organizações contemporâneas estão buscando cada vez mais serem flexíveis, ágeis e eficazes, visando agregar valor aos produtos e/ou serviços que oferecem aos clientes e à sociedade. Tal procedimento tem levado a uma série de medidas, entre as quais está a valorização dos recursos humanos neste sistema produtivo. Portanto, o modo como as pessoas são tratadas, levam-nas a ampliar ou limitar as forças e as fraquezas de uma organização. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos colaboradores referente à qualidade de vida no trabalho em uma Cooperativa de Crédito. A pesquisa desenvolveu-se por meio de estudo de caso, de natureza quantitativa, do tipo descritiva por meio da aplicação de um questionário composto por vinte e seis questões fechadas aos dezenove colaboradores da unidade. Como resultados, constatou-se que a unidade estudada possui um bom programa de qualidade de vida para seus colaboradores, bem como foi possível identificar que a Cooperativa oferece condições de trabalho adequadas para realização das atividades. De modo geral, concluiu-se que a QVT dentro da Cooperativa está satisfatória, entretanto pode ser aprimorada se forem desenvolvidas ações junto com seus gestores.Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.