A CONCESSÃO DO SALÁRIO-MATERNIDADE ÀS FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS
Palavras-chave:
Homoafetivo. Adoção. Igualdade. Família. Previdenciário. Social Security Benefits.Resumo
O presente estudo tem por objetivo a análise dos direitos previdenciários destinados aos casais homoafetivos e seus filhos adotivos, especialmente, a concessão do salário-maternidade, diante da aplicação do princípio da igualdade e do reconhecimento da união homoafetiva como entidade familiar. A importância deste estudo se mostra relevante, já que explora um tema escasso de pesquisas. Ademais, com a conquista dos direitos relativos ao reconhecimento da união estável formada por pessoas do mesmo sexo, sobretudo, após o julgamento da ADI nº 4277/DF pelo Supremo Tribunal Federal, questionamentos relacionados ao direito previdenciário serão cada vez mais frequentes. O estudo dos direitos homoafetivos deu-se por meio de pesquisas doutrinárias e de entendimentos jurisprudenciais, a fim de atingir as conclusões do tema proposto. Os resultados encontrados reportam a possibilidade da concessão de todos os benefícios e serviços existentes na seguridade social às famílias homoafetivas, uma vez que estes possuem iguais direitos aos casais heterossexuais.Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.