Finanças pessoais: um estudo envolvendo os alunos de ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior
Palavras-chave:
, Perfil Individual, Planejamento Financeiro Pessoal, Educação Financeira.Resumo
O planejamento financeiro pessoal consiste em estabelecer e seguir uma estratégia para manutenção ou acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa ou de sua família. Diante desse contexto, o estudo tem como finalidade descrever o perfil financeiro pessoal dos alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Com abordagem quantitativa, os objetivos da pesquisa são descritivos e os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisas bibliográficas e survey com questionário. O processamento dos dados compreendeu sua descrição, o uso da Anova e da análise fatorial. Os resultados demonstraram não haver distinção, dentro da amostra pesquisada, entre as características pessoais e familiares com a percepção individual sobre finanças pessoais. Além disso, o fator relacionado ao constructo de gestão de crédito, declarada como “possuir financiamentos”, não está relacionado significativamente à percepção dos entrevistados. Por fim, gestão de financiamento e educação financeira teve relação significativa e, por sua vez, correlacionam-se com a nota dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.