Experiência de alunos surdos numa escola regular pensada por ouvintes
Resumo
Este artigo apresenta os resultados da análise das respostas obtidas por alunos surdos do curso de EJA/SESI para a pergunta “Como foi a escola para você? ” As respostas foram gravadas em Libras e transcritas para a análise desta pesquisa exploratória, cujos dados foram tratados numa abordagem qualitativa. No depoimento, os três alunos surdos participantes da pesquisa, revelam sua visão sobre a escola regular, relatando conflitos na escola e na família, dificuldades de comunicação e de entendimento. Os fatos relatados fazem parte das memórias dos participantes sobre o período dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados analisados demonstram a dificuldade do surdo em escolas que se pretendem ser inclusivas, reforçando que a escola bilíngue é a melhor alternativa para a educação dos surdos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.