VIABILIDADE DO USO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS NA CIDADE DE UNAÍ – MG
Resumo
A energia solar fotovoltaica é uma das principais fontes renováveis de geração de energia elétrica, contudo, o seu elevado custo de instalação ainda é considerado a principal limitação para a difusão desse tipo de fonte de energia no Brasil, sendo que a redução de custos é uma meta traçada por diferentes agentes econômicos da sociedade. O presente trabalho teve como objetivo identificar economicamente a viabilidade (ou não) da geração de energia fotovoltaica em residências no município de Unaí–MG. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Os métodos de análise empregados foram o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback simples. Para isso, foram coletados os consumos de cinco residências, três meses antes e três meses após a instalação do sistema fotovoltaico. Dentre os cenários analisados, os resultados revelam que todos se mostraram economicamente viáveis. Segundo os resultados obtidos, nota-se a relação inversamente proporcional entre o tamanho e a capacidade do sistema solar instalado com o tempo de retorno do investimento. Conclui-se que, além de reduzir custos e de apresentar viabilidade econômica para as residências analisadas, a energia solar trará benefícios inestimáveis também ao meio ambiente, por ser uma fonte de captação de energia renovável, limpa, além de ter grande disponibilidade do recurso solar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.