VIABILIDADE DO USO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS NA CIDADE DE UNAÍ – MG
Résumé
A energia solar fotovoltaica é uma das principais fontes renováveis de geração de energia elétrica, contudo, o seu elevado custo de instalação ainda é considerado a principal limitação para a difusão desse tipo de fonte de energia no Brasil, sendo que a redução de custos é uma meta traçada por diferentes agentes econômicos da sociedade. O presente trabalho teve como objetivo identificar economicamente a viabilidade (ou não) da geração de energia fotovoltaica em residências no município de Unaí–MG. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Os métodos de análise empregados foram o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback simples. Para isso, foram coletados os consumos de cinco residências, três meses antes e três meses após a instalação do sistema fotovoltaico. Dentre os cenários analisados, os resultados revelam que todos se mostraram economicamente viáveis. Segundo os resultados obtidos, nota-se a relação inversamente proporcional entre o tamanho e a capacidade do sistema solar instalado com o tempo de retorno do investimento. Conclui-se que, além de reduzir custos e de apresentar viabilidade econômica para as residências analisadas, a energia solar trará benefícios inestimáveis também ao meio ambiente, por ser uma fonte de captação de energia renovável, limpa, além de ter grande disponibilidade do recurso solar.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.