PRODUÇÃO DE CORANTES NATURAIS PARA A INDUSTRIA TEXTIL
Abstract
Antes mesmo de surgirem os corantes artificiais, na pré-história os homens já utilizavam plantas e outros recursos, tais como: flores, sementes, cascas, dentre outros, para fazer pinturas, colorir utensílios e, mais tarde, tingir tecidos. A indústria têxtil no Brasil tem grande importância na geração de empregos e na economia do país. Entretanto, é a indústria que mais gera efluentes, os quais são de difícil degradação, podendo causar impactos ambientais graves. Desta maneira, o presente trabalho tem por objetivo pesquisar e identificar métodos para odesenvolvimento de corantes naturais para a indústria têxtil tornando viável evantajosa sua utilização. Assim, os impactos ambientais, causados pelos efluentes gerados pelos corantes artificiais, poderão ser minimizados. Para tanto, foi realizadapesquisa bibliográfica em livros, teses e artigos científicos. Ainda há muitosobstáculos para a completa substituição dos corantes sintéticos pelos naturais, principalmente por sua instabilidade e custo; porém, através dos corantes naturais é possível obter a mesma qualidade de tingimento que os corantes sintéticos. Alémdisso, a procura por produtos sustentáveis e menos agressivos ao meio ambiente
e à saúde está crescendo cada vez mais, estimulando o investimento em pesquisas para que as empresas possam adotar tal tecnologia.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.