DESEMPENHO LOGÍSTICO DE PAÍSES DO BLOCO ECONÔMICO G20: UMA ANÁLISE MULTICRITÉRIO DE INDICADORES
Parole chiave:
TOPSIS. Desempenho Logístico. Países.Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o ranking de desempenho logístico dos países pertencentes ao G20. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa por meio de análise documental. Os dados foram coletados a partir da base de dados do World Bank, período de 2011 a 2015. Por meio do método de análise decisória multicritério TOPSIS, verificou-se que a Alemanha foi o país a ocupar a melhor posição em termos de desempenho logístico. Verificou-se também, que o Brasil ocupa uma das piores colocações no ranking. Isso demonstra que existem grandes ineficiências logísticas a serem superadas. Mediante o ranking final entre os indicadores, verificou-se que países desenvolvidos possuem um desempenho logístico superior. De modo geral, verifica-se a necessidade de melhoria nos componentes logísticos de países como o Brasil, Argentina, Indonésia, Rússia e África do Sul, pois a competitividade de empresas nacionais, como as brasileiras, por exemplo, depende crucialmente de um ambiente logístico interno dinâmico e competitivo, a fim de resistir a países que ocupam melhores posições como Alemanha, Japão e Estados Unidos. Sugere-se que países mais desenvolvidos, com melhores estruturas, condições econômicas, incentivos comerciais, tenham condições favoráveis a um maior desempenho logístico.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.