Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)

Autori

  • Cristiana Mariani Covalsky
  • Junior Cesar Mota

Parole chiave:

Educação a distância. Limites. Possibilidades

Abstract

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando destaque no cenário mundial. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos limites e das possibilidades apresentadas pelos estudantes que optam por um curso de Pedagogia nessa modalidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário fechado realizado com acadêmicos de Pedagogia da EaD de um Centro Universitário em Brusque, Santa Catarina. Por meio dos dados, constatou-se que a EaD vem se modificando e se adaptando aos diferentes tipos de aprendizes que buscam esta modalidade por meio dos tempos, e que apesar de algumas dificuldades encontradas, ela vem se destacando no contexto educacional. Pois proporciona oportunidades únicas de aprendizagem para aqueles que por algum motivo não conseguem frequentar o ensino presencial. Como possibilidades, percebeu-se os custos reduzidos com deslocamento, material e transporte; bem como os dias reduzidos de aulas presenciais, se comparados com outras modalidades de ensino. Como limites, destacaram-se a pouca troca de experiências na sala de aula, bem como a falta de um acompanhamento mais eficaz de profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, percebe-se que apesar de os limites encontrados, as vantagens e possibilidades são muitas. Uma vez que trazem oportunidades únicas de acesso à educação para aqueles que por algum motivo não tiveram a chance de frequentar o ensino presencial, pois uma de suas principais características é a possibilidade de ultrapassar barreiras geográficas e temporais.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-12-08

Fascicolo

Sezione

Artigos