Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
Mots-clés :
Educação a distância. Limites. PossibilidadesRésumé
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando destaque no cenário mundial. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos limites e das possibilidades apresentadas pelos estudantes que optam por um curso de Pedagogia nessa modalidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário fechado realizado com acadêmicos de Pedagogia da EaD de um Centro Universitário em Brusque, Santa Catarina. Por meio dos dados, constatou-se que a EaD vem se modificando e se adaptando aos diferentes tipos de aprendizes que buscam esta modalidade por meio dos tempos, e que apesar de algumas dificuldades encontradas, ela vem se destacando no contexto educacional. Pois proporciona oportunidades únicas de aprendizagem para aqueles que por algum motivo não conseguem frequentar o ensino presencial. Como possibilidades, percebeu-se os custos reduzidos com deslocamento, material e transporte; bem como os dias reduzidos de aulas presenciais, se comparados com outras modalidades de ensino. Como limites, destacaram-se a pouca troca de experiências na sala de aula, bem como a falta de um acompanhamento mais eficaz de profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, percebe-se que apesar de os limites encontrados, as vantagens e possibilidades são muitas. Uma vez que trazem oportunidades únicas de acesso à educação para aqueles que por algum motivo não tiveram a chance de frequentar o ensino presencial, pois uma de suas principais características é a possibilidade de ultrapassar barreiras geográficas e temporais.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.