O MÉTODO FÔNICO SOB A PERSPECTIVA NEUROPSICOLÓGICA
Mots-clés :
alfabetização, consciência fonológica, leitura, método fônico.Résumé
O presente trabalho teve como objetivo investigar e discutir, por meio de revisão bibliográfica, a relação entre a utilização do Método Fônico na alfabetização infantil e as funções neuropsicológicas implicadas na leitura. Para isso, buscou-se primeiramente o entendimento de quais as habilidades necessárias para que o aluno esteja apto para a aprendizagem da leitura, ou seja, quais elementos e fatores são tidos como conhecimentos mínimos necessários para partir para a alfabetização formal. Em seguida, expõe-se um discurso que abrange a organização neurológica no ato da leitura e sua natureza inata, perpassando desde a chegada da informação, o processamento e as respostas adquiridas - inputs e outputs. Debruça-se ainda sobre a abordagem do Método Fônico, e sua relação com os limites biológicos da arquitetura cerebral, além de salientar brevemente a questão da contribuição destes conhecimentos para um melhor direcionamento da prática educativa no que tange à alfabetização. Considera-se finalmente, que a opção por Métodos Fônicos não implica em ignorar a existência e utilização de processamentos top-down, há a necessidade de uma integração teórica, visto que as salas de aula são tomadas pela heterogeneidade dos educandos, com dificuldades e potencialidades distintas. Portanto, é preciso saber utilizar o que é mais adequado conforme as condições do momento.
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