ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS

Auteurs-es

  • Diana Spotti UNIFEBE
  • Marcilene Pöpper Gomes

Mots-clés :

Alfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação.

Résumé

O tema abordado neste artigo trata-se da alfabetização nos anos iniciais: desafios atuais, tendo como foco a problemática voltada aos desafios que os professores têm para alfabetizar, trazendo algumas obras para dialogar sobre o assunto, bem como relatar sobre os métodos que foram criados ao longo da história da educação. No decorrer do artigo observa-se que as crianças passam por alguns níveis conceituais da escrita para serem alfabetizadas e que este é de responsabilidade do professor conhecer e compreender para auxiliar a criança avançar no processo de alfabetização e letramento. O tema em questão ousa em informar a acadêmicos e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e as práticas referentes à história da alfabetização no Brasil, e esclarecer os conceitos sobre alfabetização e letramento. Para a realização da pesquisa e a escrita deste artigo a metodologia utilizada foi a partir das observações em sala aula do 2ª ano, e aplicação de um questionário a uma professora da Associação Dehoniana Brasil Meridional (Colégio São Luiz). Esta pesquisa ainda que tímida deseja-se que permita refletir e propor breve encaminhamento, quando se observa que este trabalho desenvolvido é fundamental para conhecer e esclarecer alguns conceitos, sobre a alfabetização nos anos iniciais e analisar os desafios atuais, relatando a importância de o professor buscar sempre e continuadamente o aperfeiçoamento, ou seja, a formação continuada, com vistas a melhorar a cada dia a sua prática alfabetizadora em sala de aula.

Téléchargements

Publié-e

2014-12-19

Numéro

Rubrique

Artigos