ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
Keywords:
Alfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação.Abstract
O tema abordado neste artigo trata-se da alfabetização nos anos iniciais: desafios atuais, tendo como foco a problemática voltada aos desafios que os professores têm para alfabetizar, trazendo algumas obras para dialogar sobre o assunto, bem como relatar sobre os métodos que foram criados ao longo da história da educação. No decorrer do artigo observa-se que as crianças passam por alguns níveis conceituais da escrita para serem alfabetizadas e que este é de responsabilidade do professor conhecer e compreender para auxiliar a criança avançar no processo de alfabetização e letramento. O tema em questão ousa em informar a acadêmicos e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e as práticas referentes à história da alfabetização no Brasil, e esclarecer os conceitos sobre alfabetização e letramento. Para a realização da pesquisa e a escrita deste artigo a metodologia utilizada foi a partir das observações em sala aula do 2ª ano, e aplicação de um questionário a uma professora da Associação Dehoniana Brasil Meridional (Colégio São Luiz). Esta pesquisa ainda que tímida deseja-se que permita refletir e propor breve encaminhamento, quando se observa que este trabalho desenvolvido é fundamental para conhecer e esclarecer alguns conceitos, sobre a alfabetização nos anos iniciais e analisar os desafios atuais, relatando a importância de o professor buscar sempre e continuadamente o aperfeiçoamento, ou seja, a formação continuada, com vistas a melhorar a cada dia a sua prática alfabetizadora em sala de aula.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.