AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS
Mots-clés :
Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Moodle.Résumé
Com o desenvolvimento da tecnologia e as mudanças que vêm ocorrendo no perfil dos alunos de hoje, a utilização de novos métodos e instrumentos de apoio para aulas presenciais têm sido fundamental. Nesse sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são opções para se ministrar aulas diferentes e interativas, a fim de prender a atenção e estimular os alunos, e o Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle) tem sido utilizado em diversas instituições de ensino. Este estudo tem por objetivo analisar a utilização dos recursos de comunicação do AVA-Moodle pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. O questionário foi elaborado de acordo com os estudos de Dalfovo (2007). A pesquisa ocorreu de forma censitária com população formada por 261 alunos. Para coleta de dados aplicou-se questionário fechado e a análise se deu por estatística descritiva. Os resultados obtidos pela pesquisa indicam que o recurso mais conhecido pelos alunos é materiais, sendo o melhor avaliado por suas características como por proporcionar colaboração. Este fato pode ser reflexo do pouco uso das ferramentas pelo professor, no qual 83,7% dos alunos apontaram de médio a muito baixo. Como limitação aponta-se a falta de estudos com os demais atores do processo e recomenda-se a realização de capacitações com os docentes tanto em relação ao uso tecnológico da plataforma Moodle quanto aos aspectos pedagógicos.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.