AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS

Autores/as

  • Carolina Klein Padilha FURB
  • Carla de Cássia Nardelli Vieira FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues UFSC/FURB

Palabras clave:

Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Moodle.

Resumen

Com o desenvolvimento da tecnologia e as mudanças que vêm ocorrendo no perfil dos alunos de hoje, a utilização de novos métodos e instrumentos de apoio para aulas presenciais têm sido fundamental. Nesse sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são opções para se ministrar aulas diferentes e interativas, a fim de prender a atenção e estimular os alunos, e o Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle) tem sido utilizado em diversas instituições de ensino. Este estudo tem por objetivo analisar a utilização dos recursos de comunicação do AVA-Moodle pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. O questionário foi elaborado de acordo com os estudos de Dalfovo (2007). A pesquisa ocorreu de forma censitária com população formada por 261 alunos. Para coleta de dados aplicou-se questionário fechado e a análise se deu por estatística descritiva. Os resultados obtidos pela pesquisa indicam que o recurso mais conhecido pelos alunos é materiais, sendo o melhor avaliado por suas características como por proporcionar colaboração. Este fato pode ser reflexo do pouco uso das ferramentas pelo professor, no qual 83,7% dos alunos apontaram de médio a muito baixo. Como limitação aponta-se a falta de estudos com os demais atores do processo e recomenda-se a realização de capacitações com os docentes tanto em relação ao uso tecnológico da plataforma Moodle quanto aos aspectos pedagógicos.

Publicado

2014-12-19

Número

Sección

Artigos