LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
Mots-clés :
administração pública, agricultura familiar, estratégia, posicionamento mercadológico, comunicação e marketingRésumé
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever um caso para ensino, relacionado às teorias sobre Visão Baseada em Recursos (RBV), vantagem competitiva, processos de formulação de estratégias, posicionamento mercadológico e estratégias de Marketing. O caso trata sobre uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003, quando iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo da cidade de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região Oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves, como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó. Como resultado, este estudo proporciona relevante produção de conhecimento levando os alunos de cursos de graduação em Administração a vivenciar situações reais, como se estivessem no lugar dos gestores do empreendimento.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.