LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
Palabras clave:
administração pública, agricultura familiar, estratégia, posicionamento mercadológico, comunicação e marketingResumen
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever um caso para ensino, relacionado às teorias sobre Visão Baseada em Recursos (RBV), vantagem competitiva, processos de formulação de estratégias, posicionamento mercadológico e estratégias de Marketing. O caso trata sobre uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003, quando iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo da cidade de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região Oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves, como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó. Como resultado, este estudo proporciona relevante produção de conhecimento levando os alunos de cursos de graduação em Administração a vivenciar situações reais, como se estivessem no lugar dos gestores do empreendimento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.