EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EMPODERAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Mots-clés :
Educação ambiental. Empoderamento. Extensão.Résumé
Os trabalhos em Educação Ambiental (EA) estão permeados de conflitos e dilemas que se fundamentam em diferentes concepções de meio ambiente e EA. Há o predomínio de uma visão de educação como transmissão de conhecimentos, concebendo o educando muito mais como um depósito de informações e reproduzindo uma educação reduzida ao que se convencionou definir como adestramento ambiental. No aspecto referente ao conceito de meio ambiente, observa-se o predomínio de uma concepção que o restringe ao ambiente natural, desconsiderando a devida inserção do homem. Esses elementos contribuem para que a EA seja reduzida à educação conservacionista, baseada em ensinamentos relacionados ao uso racional dos recursos naturais, mas reproduzindo o modelo de desenvolvimento dominante. Este trabalho discorda da ótica da EA conservacionista, entendendo como necessário superar perspectivas tradicionais em educação ambiental, apontando para alternativas que reconheçam a importância do papel do educando no processo educativo sob a égide de uma pedagogia do tipo libertadora no contexto do enfoque de Paulo Freire. Este texto traz essas reflexões teóricas no contexto de uma experiência de extensão universitária em educação ambiental.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.