TENSÕES ENTRE REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA NO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES)
Mots-clés :
Regulação. Avaliação emancipatória. Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorRésumé
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pelo governo brasileiro como um sistema de avaliação integrador das energias emancipatórias e regulatórias, anteriormente consideradas dicotômicas. Por um lado, a avaliação emancipatória se propõe a promover ações pelas quais os sujeitos envolvidos em uma ação educacional escrevam a sua própria história e gerem as suas próprias alternativas de ação. Mas, por outro lado, a regulação apresenta uma lógica intervencionista, pela qual um agente externo impõe critérios e dimensões a serem cumpridos pelos sujeitos, objetivando a garantia da qualidade da educação superior. O objetivo geral deste artigo é analisar a proposta integrativa do SINAES, confrontando-a as bases teóricas de avaliação e regulação. O método de pesquisa é exploratório, de natureza qualitativa, realizando-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica. O texto descreve a evolução dos sentidos de avaliação, compara a avaliação emancipatória com a regulação estatal, à luz do SINAES. As conclusões apontam que a prática da avaliação emancipatória ainda é insipiente no modelo, pois, apesar de existirem princípios formativos no escopo teórico do SINAES, a lógica intervencionista da regulação imposta pelo Estado denuncia que as tensões ainda estão longe do fim.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.