A APLICAÇÃO DA POLÍTICA JURÍDICA NO ACESSO À JUSTIÇA POR MEIO DOS JUIZADOS ESPECIAIS
Mots-clés :
Política Jurídica. Acesso à Justiça. Juizados EspeciaisRésumé
A maior parte da população brasileira não tem acesso a direitos básicos em razão da ausência de políticas públicas e de uma legislação que venha a garantir o acesso à justiça. A Política do Direito ao analisar os fenômenos sociais propõe o Direito que “deve-ser” e contribui para o acesso à justiça. Cumpre ressaltar que o acesso à Justiça não se limita ao acesso aos tribunais, mas a garantir que os direitos pleiteados venham a ser realmente concretizados. É necessário identificar se medidas como a criação dos Juizados Especiais que facilitam o acesso à justiça por parte das classes menos favorecidas. Por meio do método dedutivo, partindo da formulação geral para as partes desse fenômeno, permite-se identificar que a dita criação vem ao encontro dos interesses do Estado e do Direito, com a democratização do Direito e do Poder Judiciário, superando inúmeros obstáculos, sobretudo aqueles relacionados à ordem econômica, permitindo o acesso à justiça de um grande número de pessoas que até então não conseguiam obter direitos básicos.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.