NOVAS SIMULAÇÕES DE ESTABILIDADE DE TALUDE A PARTIR DE ESTUDO GEOTÉCNICO PREEXISTENTE EM GASPAR - SC
Résumé
Deslizamentos de terra são um dos principais tipos de desastres naturais e causam danos ambientais e sociais à população próxima dessas áreas. Geralmente ocasionados pela inadequada ocupação dessas encostas, e em muitos casos, a execução desses taludes não considera estudos e ensaios técnicos para a verificação dessa estabilidade. O município de Gaspar-SC apresenta um longo histórico de deslizamentos de terra, principalmente em épocas do ano em que há grande acúmulo de chuvas contínuas. O objetivo foi realizar novas simulações de estabilidade de talude com base em um estudo geotécnico preexistente, situado no imóvel onde se planeja executar um loteamento residencial. Foi inserido o nível d’água nas simulações já realizadas no estudo preexistente, para análise e comparação dos valores obtidos, e estudada uma nova simulação com a geometria recomendada na bibliografia. Como resultado, as simulações evidenciam boa sensibilidade em relação à presença do nível d’água, reduzindo o valor do fator de segurança. Além disso, foi possível verificar a instabilidade que o talude pode apresentar, apenas seguindo os parâmetros recomendados pela bibliografia.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.