NOVAS SIMULAÇÕES DE ESTABILIDADE DE TALUDE A PARTIR DE ESTUDO GEOTÉCNICO PREEXISTENTE EM GASPAR - SC
Resumen
Deslizamentos de terra são um dos principais tipos de desastres naturais e causam danos ambientais e sociais à população próxima dessas áreas. Geralmente ocasionados pela inadequada ocupação dessas encostas, e em muitos casos, a execução desses taludes não considera estudos e ensaios técnicos para a verificação dessa estabilidade. O município de Gaspar-SC apresenta um longo histórico de deslizamentos de terra, principalmente em épocas do ano em que há grande acúmulo de chuvas contínuas. O objetivo foi realizar novas simulações de estabilidade de talude com base em um estudo geotécnico preexistente, situado no imóvel onde se planeja executar um loteamento residencial. Foi inserido o nível d’água nas simulações já realizadas no estudo preexistente, para análise e comparação dos valores obtidos, e estudada uma nova simulação com a geometria recomendada na bibliografia. Como resultado, as simulações evidenciam boa sensibilidade em relação à presença do nível d’água, reduzindo o valor do fator de segurança. Além disso, foi possível verificar a instabilidade que o talude pode apresentar, apenas seguindo os parâmetros recomendados pela bibliografia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.