Psicanálise, educação e sexualidade
A criança como ser plural e pulsional
Résumé
O presente artigo analisa narrativas sobre gênero e sexualidade que circulam no cenário escolar. Para tal, a psicanálise extramuros se torna a estratégia
de produção de conhecimento que permite escutarmos o sujeito do inconsciente para além do consultório particular, dado que se trata de uma temática vinculada ao social e que busca recortes exemplares em um universo de uma escola. A partir da relação transferencial da acadêmica com a instituição e alunos, construí-se um diário de campo com quatro cenas explorando a temática. Em sequência, realizou-se entrelaçamentos com a teoria psicanalítica, abordando as produções de Sigmund Freud sobre a sexualidade: Teoria da Sexualidade Infantil (1905/1996) e Moral Sexual ‘Civilizada’ e a Doença Nervosa Moderna (1908/1976b). Dessa maneira, possibilitou articular o papel dos ambientes escolares como instituições produtoras de subjetividades, que marcam o psiquismo das crianças e adolescentes. Ressalta-se que o sexual é o grande enigma do ser humano e da civilização - incluindo a escola. Dessa forma, atravessados pelas diversas manifestações da pluralidade sexual e de gênero escutamos ao longo desse percurso na instituição escolar, as inquietações, o
recalcamento, o testemunho e a desautorização como mecanismos e manejos diante da pluralidade enigmática que nos habita e que impele traduções. No entanto, ainda se destaca que o sexual resiste a qualquer captura de verdade, normatização ou controle. O sexual persiste em impelir movimentos de ruptura e elaboração psíquica.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.