Interações e brincadeiras na educação infantil

Por que é importante interagir e brincar na escola?

Autores/as

  • Gislaine Rodrigues de Oliveira
  • Ana Flávia Bonacina
  • Ligia Brehm
  • Eliane Kormann
  • Gissele Prette
  • Luciane Oliveira da Rosa

Resumen

Compreender a importância das interações e brincadeiras, eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil, discutidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pela Base Nacional Comum Curricular, torna-se fundamental quando entendemos a essencialidade desses elementos de forma integrada na prática pedagógica. A metodologia do estudo caracterizou-se como abordagem qualitativa, com cunho descritivo e referente aos procedimentos e métodos definiu-se como pesquisa bibliográfica e de campo, realizada nas seguintes etapas: no Estágio Supervisionado I, com a observação e elaboração dos Planos de Ação desse campo; e no Estágio II, com aplicação dos planos, seguido da elaboração de Portfólio e Análise de Dados, em uma turma da pré-escola, de um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Brusque, Santa Catarina. Do conjunto das atividades propostas, foram analisadas dez, envolvendo brincadeiras e interações, com jogos, atividades de recorte, pintura e colagem, literatura e contação de história, vídeos, rodas de conversa e música, com a participação ativa das crianças como protagonistas. Estudos da área da infância deram aporte teórico para as análises. Após esse estudo, analisamos a necessidade de promover as interações e brincadeiras, integrando-as aos direitos de aprendizagem e aos campos de experiências, em ambientes que convidem as crianças a vivenciarem desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, sobre os outros e sobre o mundo social e natural.

Publicado

2024-06-17