Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química

Autores/as

  • Thaynna da Rosa Heckert
  • Leonardo Ristow

Resumen

O artigo é um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que envolveu três acadêmicos da oitava fase e seis da sexta fase. O projeto “Pinceladas Sustentáveis” foi realizado em sete etapas nas disciplinas de Química Ambiental e Análise Instrumental I do Curso de Bacharelado em Química, com o objetivo de investigar a produção, uso e descarte de tintas de forma segura e sustentável, utilizando conhecimentos de Química, Engenharia, Artes, Tecnologia e Matemática. Criado para estimular a aprendizagem transdisciplinar e a conscientização ambiental. Para isso, utilizou-se a educação STEAM para envolver os acadêmicos em atividades práticas e reflexivas. A análise dos resultados revelou um aumento na conscientização ambiental, na criatividade e na capacidade de resolução de problemas. Além disso, a educação ambiental foi destacada como um aspecto relevante do projeto. Conclui-se que a integração das diversas áreas do STEAM e a aplicação contribuíram para uma aprendizagem significativa e para a promoção de soluções sustentáveis no uso de tintas.

Publicado

2024-06-17